Yitrô
 
A chegada de Yitrô, sogro de Moshê Preparativos para o recebimento da Torá
Yitrô aconselha a designação de juizes O que aconteceu no dia da Outorga da Torá
A Torá e o deserto do Sinai Os Dez Mandamentos
A Torá é oferecida às nações do mundo O Quinto Mandamento: Honrar Pai e Mãe
A mensagem de D'us: o povo judeu é escolhido como o Povo Eleito Mais mitsvot dadas aos judeus após os Dez Mandamentos
   
 
 
Imprima o Midrash completo
 

A mensagem de D'us: o povo judeu é escolhido como o Povo Eleito

As palavras de introdução que D'us mandou Moshê transmitir ao povo judeu antes da Outorga da Torá:

"Vocês testemunharam pessoalmente como castiguei os egípcios por terem-nos escravizado. Não escutaram sobre as dez pragas e o Êxodo do Egito através de mensageiros; ou inferiram o conhecimento destes eventos de registros escritos ou de alguma tradição oral. Vocês vivenciaram pessoalmente como Eu intervim em seu favor. Os egípcios já mereciam morrer por causa de seu derramamento de sangue, idolatria e imoralidade antes mesmo de vocês terem chegado ao Egito. Mesmo assim, não os puni por seus pecados, até que lhes fizeram mal. Foram testemunhas de como transportei vocês até Ramsés num curto espaço de tempo, uma vez que chegara a hora de sua redenção. Quando, mais tarde, os egípcios os perseguiram, aparei os projéteis com a Nuvem da Glória, protegendo-os de maneira similar a que uma águia protege sues filhotes. Todas as outras aves carregam seus filhotes entre os pés, por medo de serem atacadas por aves maiores. A águia, contudo, não teme outros pássaros; apenas as flechas do homem. Por isso, transporta seus filhotes nas costas, preferindo ser perfurada pelos projéteis a expôr os filhotes. Agi igualmente, protegendo-os das flechas egípcias por meio de Minha Nuvem. Também agora vocês continuam a viajar através do deserto protegidos pelas Nuvens de Glória.

"O motivo por que os trouxe para o Monte Sinai é para que Me sirvam. Se guardarem Minha aliança observando a mitsvá de Shabat que lhes ordenei em Mará; e se diferenciarem-se fazendo a circuncisão e abolindo os pensamentos idólatras de seus corações, estão prontos para receberem a Torá e tornarem-se Meu Povo Eleito. Serão Meu povo amado. Apesar de toda a Terra ser Minha, terei um amor especial por vocês, dentre as nações. Serão para Mim um reino de sacerdotes, e uma nação sagrada!"

"Transmita estas palavras ao povo judeu exatamente como Eu lhe disse e pergunta-lhes se estão dispostos a aceitar Minha Torá."

Moshê voltou ao povo judeu ao anoitecer, e transmitiu a mensagem acima aos anciãos na presença do povo inteiro. Todos estavam sequiosos por receber a Torá e responderam jubilosamente: "Na'asê - o que quer que D'us diga, faremos."

D'us queria transmitir os Dez Mandamentos através de Moshê, que por sua vez falaria ao povo

Depois de Moshê ter comunicado a D'us a grande vontade e o entusiasmo do povo judeu em receber a Torá, D'us predisse a Moshê: "Aparecerei a você numa espessa nuvem, e o povo inteiro ouvirá quando Eu falar com você, para que todos acreditem em você e nos profetas que o sucederão, para sempre."

As palavras de D'us denotavam que, no Monte Sinai, o povo inteiro ouviria D'us dirigir-Se a Moshê. Isto os convenceria da verdade, de que Moshê é realmente Seu mensageiro.

Moshê anunciou então ao povo: "Todos vós escutareis a voz de D'us me chamando. Ele me transmitirá a Torá e eu a transmitirei a vós."

(A Moshê foi concedido o privilégio de dar a Torá à nação judia porque ele era mais humilde e modesto do qualquer outra pessoa, assim como o Monte Sinai foi escolhido para receber esta honra devido a sua extrema humildade. Quando D'us comunicou a Moshê pela primeira vez que ele deveria conduzir os judeus na saída do Egito, ele recusou esta missão cobiçada, por julgar que havia membros de sua família muito mais respeitados, sábios, ricos ou tementes a D'us. Já então D'us lhe disse: "Você é grande e respeitado aos Meus olhos. Eu o escolhi como o salvador de Meu povo. Se ele não for redimido através de você, não haverá outra pessoa para tirá-lo do Egito." E assim Moshê recebeu a distinção de ser o líder da nação, tirá-la do Egito, levá-la através da terra seca pelo meio do Mar Vermelho, conduzi-la nos quarenta anos de suas andanças pelo deserto e, sobretudo, de dar-lhes o presente especial: a Torá.)

Os filhos de Israel pedem que D'us lhes fale diretamente e não através de Moshê

O povo não estava completamente satisfeito com a mensagem que Moshê lhe relatara e ficou consternado. Disseram: "Moshê Rabênu, queremos escutar a voz do próprio D'us!" Ansiavam por escutar D'us, Ele Mesmo, e não apenas terem uma prova de que Moshê era Seu mensageiro. "Aquele que aprende algo de um mensageiro não é como o que ouve do próprio Rei!" - exclamaram. "Queremos ver e ouvir D'us."

Ao formular este pedido, não estavam conscientes do terrível impacto que a revelação da Shechiná teria sobre eles. Mais tarde, arrependeram-se do pedido original, e imploraram a Moshê que continuasse falando com eles, em vez de D'us.

Naquele mesmo dia, Moshê recebeu o mandamento de fixar os limites para o povo aos pés da montanha. D'us instruiu Moshê: "Estabeleça um limite ao redor da montanha e ordene ao povo que não cruze este limite durante o tempo em que Minha Shechiná repousar sobre o Monte Sinai, pois a montanha será santa."

Na manhã do quarto dia da semana, bem cedo, Moshê voltou ao Céu para informar a D'us da reação do povo.

(Na verdade, D'us não necessitava escutar o que o povo havia dito através de Moshê. Mas Moshê quis demonstrar que um mensageiro deve levar a resposta a alguém que o encarregou de tal.)

Moshê disse que enquanto o povo concordara em permanecer aos pés da montanha, expressaram seu desejo de que D'us Se dirigisse diretamente a eles. D'us respondeu a Moshê: "Conceder-lhes-Ei seu desejo. Eu Mesmo descerei sobre o Monte Sinai aos olhos de todo povo."

D'us concordou em falar Ele próprio aos judeus porque eles disseram: "Faremos e ouviremos", mostrando disposição para obedecer antes mesmo de ouvir. É contra a natureza humana estar disposto a fazer algo antes de saber o que isto envolve, mas os judeus declararam sinceramente sua prontidão para cumprir o que quer que estivesse escrito na Torá, mesmo antes de saber o que isto acarretaria.

 
top