Yitrô
 
A chegada de Yitrô, sogro de Moshê Preparativos para o recebimento da Torá
Yitrô aconselha a designação de juizes O que aconteceu no dia da Outorga da Torá
A Torá e o deserto do Sinai Os Dez Mandamentos
A Torá é oferecida às nações do mundo O Quinto Mandamento: Honrar Pai e Mãe
A mensagem de D'us: o povo judeu é escolhido como o Povo Eleito Mais mitsvot dadas aos judeus após os Dez Mandamentos
   
 
 
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Yitrô aconselha a designação de juizes

Durante sua estadia no acampamento do povo judeu, Yitrô deve ter observado como a rotina diária era diferente da de outras nações "civilizadas." No deserto, o povo judeu não estava empenhado na agricultura, indústria ou comércio, uma vez que a maná que descia pela manhã provia alimento suficiente para o dia inteiro. As atividades domésticas e culinárias tampouco eram necessárias, pois a maná descia pronta para consumo, e as Nuvens de Glória lavavam e passavam suas roupas. Sua ocupação o dia inteiro era estudar Torá e cumprir mitsvot.

Todo dia Moshê se colocava no centro do acampamento para ensinar e julgar as pessoas que se reuniam à sua volta como se estivessem diante de um rei. Uma multidão se apinhava em torno de Moshê a fim de escutá-lo. Levantavam diversas questões sobre assuntos legislativos da Torá, tentando entender melhor as mitsvot. Algumas pessoas o procuravam para ser julgadas, porque haviam brigado com alguém. Outras queriam pedir a Moshê que orasse por uma pessoa enferma.

Como levava muito tempo a Moshê para escutar o pedido de cada um e resolver suas pendengas, tinham que aguardá-lo por muitas horas. Moshê terminava muito tarde. No dia seguinte, estava de novo ocupado de manhã à noite. Embora Aharon e os anciãos se sentassem junto a Moshê, somente ele se ocupava pessoalmente dos problemas e das dúvidas que surgiam.

Quando Yitrô viu Moshê sentado e as pessoas em pé ao seu redor, perguntou-lhe: "Por que você permanece sentado enquanto as pessoas ficam em pé desde a manhã até a noite?" Moshê respondeu: "Não é em minha honra que o faço, mas em honra a D'us. Todo aquele que tem um problema ou uma questão legal vem a mim e eu pronuncio uma sentença. Julgo os litígios e ensino ao povo como deve comportar-se."

Yitrô exclamou: "O que você está fazendo não é bom!" (Sendo Yitrô um homem refinado, evitou a expressão "ruim", e disse a Moshê apenas que a maneira como lidava com a situação "não era boa.") Yitrô aconselhou-o: "A sobrecarga sobre você, Aharon e os anciãos é grande demais para suportar. Por causa do enorme esforço, vocês murcharão como uma folha murcha na árvore. Permita-me, portanto, aconselhá-lo, contanto que D'us esteja de acordo! Continue a ser intermediário entre o povo e D'us, instruir ao povo as palavras de Torá, e ensiná-los a praticar a bondade e como rezar. Todavia, não tome sobre si, e não atribua a Aharon e aos anciãos a total responsabilidade de responder à questões legais. Em vez disto, designe juízes sobre o povo. Os juízes decidirão todas as questões e contendas menores, e lhe trarão apenas os problemas mais importantes.

"Estes juízes devem estar isentos de qualquer outro tipo de ocupação, a fim de estarem disponíveis ao povo a qualquer hora."

As qualidades requeridas de um líder

Yitrô afirmou que um homem deve possuir as seguintes características a fim de qualificar-se como um juiz:

- Deve ser bem versado em Torá, e deve ser rico (de forma que não necessite adular ninguém, e não dê preferência a nenhum litigante). Deve possuir personalidade dinâmica, que sirva de inspiração para que outros façam o que é certo.

- Deve ser temente aos Céus, para que julgue verdadeiramente.

- Deve ser um homem confiável, em cuja palavra o povo se apóia.

- Deve detestar o dinheiro. Não pode atribuir nenhuma importância ao seu próprio dinheiro, e certamente não ao dinheiro alheio. Não pode tender a aceitar subornos.

(Os líderes da Torá, através dos séculos, distinguiram-se por servir o povo judeu sem serem remunerados. O exemplo foi estabelecido pelo nosso grande líder Moshê que, ao final da vida, declarou que nunca havia aceito pagamento algum do povo. Mesmo quando viajou ao Egito para redimi-los, montou seu próprio burro, e não foi reembolsado pelas despesas da viagem. O profeta Shemuel, igualmente, antes de sua morte, conclamou a nação inteira para testemunhar que ele jamais aceitara mesmo o menor artigo de qualquer um deles. Ao viajar para julgar o povo, costumava carregar consigo sua própria tenda e alimentos.)

A sugestão de Yitrô é implementada e os juizes são nomeados

Yitrô disse a Moshê: "Escolha juízes com as qualidades que descrevi. Use o Espírito Divino que paira sobre você (assim não se enganará acerca de seu caráter). Indique juízes que serão responsáveis, cada um, por milhares de pessoas, por cem, por cinqüenta e por dez pessoas."

Para 600.000 pessoas, haveria:

- 600 juízes encarregados de milhares

- 6.000 juízes encarregados de centenas

- 12.000 encarregados de meias-centenas

- 60.000 encarregados de dezenas.

Yitrô propôs designar, ao todo, 78.600 juizes.

"Se colocar em prática meu plano, então a lei certamente será decidida como deve ser." Moshê escutou o bom conselho de seu sogro. O rei Salomão escreve, referindo-se a Moshê (Mishlê 12:15): "Aquele que aceita conselhos é sábio."

"Seguirei tua sugestão e perguntarei a D'us se devo designar muitos juizes para ajudar-me," respondeu-lhe Moshê. Quando perguntou a D'us, Ele aprovou a idéia de Yitrô, e Moshê a colocou em prática.

A estes homens escolhidos, Moshê disse: "Bem-aventurados são vocês por serem juizes dos filhos de Avraham, Yitschac e Yaacov. Bem-aventurados são vocês pelo privilégio de guiar os filhos de D'us. Devem ser pacientes e cautelosos com todo caso que tiverem diante de si. A partir de agora vocês são servidores públicos. É uma função séria e distinta, que devem desempenhar com integridade."

Por que Moshê nunca indicara juizes antes de Yitrô aconselhá-lo? Por que ele mesmo jamais havia pensado nesta solução aparentemente simples?

Na verdade, Moshê recebera um comando de D'us para indicar juizes. Subseqüentemente, contudo, foi-lhe ocultado, a fim de que Yitrô tivesse o mérito de ter esta parashá inscrita em seu nome.

Originalmente, o nome de Yitrô era "Yeter". Mais tarde, a letra "vav" foi acrescentado ao seu nome, formando Yitrô, tanto para indicar que tornou-se judeu, quanto para indicar que o relato da nomeação dos juizes foi acrescida à Torá em seu nome.

(Sob diversas instâncias a Torá acrescenta uma letra ao nome de alguém, como sinal de que a pessoa adquiriu grandeza. Por exemplo, uma letra foi acrescida aos nomes de Avram e Sarai, modificando-os para Avraham e Sara, quando adquiriram maiores alturas espirituais. Similarmente, o discípulo de Moshê, Hoshea, recebeu uma letra adicional precedendo seu nome, transformando-o em Yehoshua.)

Yitrô viveu no acampamento do povo judeu por quase um ano, enquanto permaneceram aos pés do Monte Sinai. Porém quando se preparavam para viajar para Israel, Yitrô recusou-se a acompanhá-los adiante, dizendo a Moshê: "Permita-me retornar ao meu país, a fim de difundir a verdade lá, e trazer as pessoas para sob as asas da Shechiná."

Moshê então despediu-se de seu sogro com grande honra e abundantes e belos presentes.

 
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