Yitrô
 
A chegada de Yitrô, sogro de Moshê Preparativos para o recebimento da Torá
Yitrô aconselha a designação de juizes O que aconteceu no dia da Outorga da Torá
A Torá e o deserto do Sinai Os Dez Mandamentos
A Torá é oferecida às nações do mundo O Quinto Mandamento: Honrar Pai e Mãe
A mensagem de D'us: o povo judeu é escolhido como o Povo Eleito Mais mitsvot dadas aos judeus após os Dez Mandamentos
   
 
 
Imprima o Midrash completo
 

A Torá é oferecida às nações do mundo

Antes de dar a Torá a Seu povo, D'us desceu às nações que viviam naqueles tempos, perguntando-lhes se estavam dispostas a aceitá-la, para que mais tarde não pudessem dizer que ela não lhes tinha sido oferecida e que por isso tinham permanecido idólatras.

Os primeiros a serem procurados foram os filhos de Essav (Esaú). "O que está escrito na Torá?", perguntaram. "Não matarás", respondeu D'us. "Se é assim, não podemos aceitar a Torá e cumprir o que nela está escrito, porque vivemos pela espada", responderam eles.

D'us foi em seguida aos descendentes de Yishmael: "Vocês aceitam a Torá?" "O que está escrito nela?", perguntaram eles. "Não roubarás", disse D'us. "Então não podemos aceitar a Torá, porque não seremos capazes de cumprir esse mandamento. Diz-se do nosso ancestral Yishmael já praticava o roubo."

D'us dirigiu-se então aos filhos de Tsor e Tsidon e a todas as outras nações, oferecendo-lhes a Torá. Cada uma perguntou primeiro o que estava escrito nela. Ao ouvirem que ela continha proibições e mandamentos, leis e práticas de todo tipo, de acordo com as quais elas teriam de viver pacificamente umas com as outras, julgando com justiça e abstendo-se de comportamentos indesejáveis, rejeitavam-na. Por fim D'us foi aos israelitas e perguntou-lhes se queriam a sagrada Torá. Eles indagaram: "O que ela contém?" D'us respondeu: "Seiscentos e treze mandamentos." Ao ouvirem isso, eles imediatamente se puseram em pé e declararam simultaneamente: "faremos e ouviremos".

Em seguida acrescentaram: "Mestre do Universo, nós e nossos antepassados guardávamos muitos preceitos mesmo antes de sabermos do maravilhoso presente que viríamos a receber. Avraham despedaçou os ídolos de seu pai, exigindo que os membros da família retirassem de casa todas as imagens e ídolos que possuíssem, cumprindo assim o mandamento de não fazer imagem esculpida. Yitschac cumpriu o mandamento de honrar o pai quando lhe obedeceu de todo o coração, deixando-se colocar sobre o altar. Yehudá, o filho de Yaacov, cumpriu o mandamento "Não matarás" ao evitar que Yossef fosse morto pelos outros irmãos. Todas as tribos guardaram o preceito de não roubar quando devolveram o dinheiro que acharam em suas sacolas. Estamos acostumados a observar os mandamentos; portanto, D'us, estamos sinceramente dispostos a aceitar tudo que está contido em Sua sagrada Torá."

A Torá é primeiro apresentada às mulheres

No terceiro dia daquela semana, D'us convocou Moshê ao topo da montanha, e deu-lhe as seguintes instruções acerca de como preparar o povo judeu para a Outorga da Torá: "Fale com as mulheres até mesmo antes que com os homens, dirija-se a elas gentilmente, e dê-lhes os princípios gerais. Os homens, por outro lado, devem ser ensinados de maneira severa, e devem ser bem-versados em todos os intricados detalhes das leis."

Por que D'us ordenou que as instruções referentes a Outorga da Torá sejam dadas primeiro às mulheres e só depois aos homens?

Há diversas razões:

1. Da mesma forma como as mulheres são obrigadas a cumprir as mitsvot com doze anos de idade, um ano antes dos homens, assim receberiam as mitsvot antes na Outorga Torá.

2. Se as mulheres fossem assim diferenciadas, fariam um maior esforço para dar a seus filhos uma educação de Torá.

3. D'us disse: "Quando dei uma única mitsvá a Adam (Adão), não a ensinei a Chava (Eva). Em conseqüência, ela pecou e fez Adam errar também. Agora que vou dar seiscentas e treze mitsvot, falarei primeiramente com elas para que saibam da importância das mitsvot.".

4. Todo povo de Israel foi redimido do Egito pelo mérito das mulheres justas e virtuosas. Portanto mereciam a honra de serem procuradas por D'us antes dos homens.

 
top