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Três semanas de tristeza e luto
Há um período de luto e grande tristeza recordado pelos judeus no mundo inteiro que compreendem três semanas. Este ano estas datas caem entre os dias 20 de julho, iniciando com o jejum de 17 de Tamuz, que marca a destruição das muralhas de Jerusalém, até o dia 9 de Menachêm Av, 10 de agosto, data da destruição do Primeiro e Segundo Templo Sagrado de Jerusalém.

O período das três semanas que se inicia nesta quinta-feira, e termina em 9 de Av, Tishá Beav, é uma época de tristeza, voltada à introspecção. Muitos dos mais trágicos acontecimentos que acometeram o povo judeu ocorreram nestes dias. Lamentamos estas tragédias procurando analisar nossos erros e promovendo um balanço de nosso desenvolvimento espiritual. Empenhamo-nos em corrigir os desacertos do passado e trabalhar com vistas à Redenção.
Em 17 de Tamuz de 68 da E.C., as muralhas de Jerusalém foram rompidas pelas legiões romanas invasoras. Três semanas mais tarde, em 9 de Av, o Bet Hamicdash, Templo Sagrado, foi destruído. Foi o final de uma era de ouro e o início de um período de exílio e sofrimento que tem perdurado por séculos, até os dias de hoje. Estas duas datas são, portanto, observadas através de jejum e orações.

Luto em alegria

Nesta era de materialismo insensível e declínio espiritual é difícil concebermos o que representa o Templo Sagrado. Nossa tradição explica que o local do Templo é um portal através do qual todas as bênçãos Divinas provêm e as preces ascendem. Os serviços e sacrifícios realizados no Templo não eram meros rituais; na realidade tinham como fim refinar e elevar as características humanas, criando harmonia e paz entre toda a humanidade. A Presença Divina, que permeava o Templo, podia ser vista e sentida.

Segundo nossos sábios, o Templo foi destruído devido ao ódio infundado entre nosso povo. Inveja, egoísmo e espírito litigioso se constituíram nas sementes da destruição. Por conseguinte, é preciso tentar reverter este trágico declínio praticando o amor incondicional, desinteressado. Devemos cultivar o espírito de doar, compartilhar, perdoar e entender o próximo.

Diz o profeta Yesha’yáhu: "Tsiyon será redimida por meio de mishpat, [justiça ou lei], e seus exilados, pela tsedacá [justiça, caridade]." Estas três semanas são propícias para aumentar o estudo da Torá, particularmente aquelas passagens que falam do Templo Sagrado, e acrescentar em doações para caridade.

Pelo mérito de nossas ações avançaremos ainda mais para a era em que nossas preces pela Redenção Final e completa serão atendidas, quando todos presenciarão a reconstrução do Templo Sagrado – uma época em que serão introduzidas a paz e o bem-estar universais.

O povo judeu nunca deixou de ansiar com confiança pelo dia em que retornaria à Jerusalém. Só então, como Maimônides descreve em sua obra Mishnê Torá, estes dias de tristeza e luto serão transformados em dias de alegria, com a chegada de Mashiach. Que assim seja, rapidamente em nossos dias.

     
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