O cérebro de 48 horas
   
 
 
 

A neurologia moderna equiparou-se à ficção científica. O interior de nosso crânio foi mapeado. Praticamente cada elevação e cada sulco foi etiquetado: cutuque este neuro-transmissor, e ouvirá uma canção da qual não se lembrava por trinta anos; belisque o terminal daquele nervo, e matará sua vontade de comer batatas fritas, e perderá 8 quilos em um mês. Bem ainda não. Mas estamos chegando lá.

O ano, um corpo de tempo com 365 órgãos e membros, também possui um cérebro - as 48 horas de Rosh Hashaná. Este é o significado literal das palavras rosh hashaná - "cabeça do ano." Em Rosh Hashaná, coroamos D'us como rei. Em Rosh Hashaná, D'us é estimulado, uma vez mais, pelo desejo de criar o mundo. Canais de vitalidade e percepção conectam as 48 horas de Rosh Hashaná a cada um das centenas de dias, milhares de horas e milhões de segundos do ano, como aqueles que conectam o cérebro a seu corpo.

Eis por que os dois dias de Rosh Hashaná são tão especiais: o impacto de cada ação, palavra e pensamento nosso, aumenta mil vezes. Se somos bons em Rosh Hashaná, seremos ainda melhores no decorrer do ano. Se pesarmos nossas palavras cuidadosamente nestes dois dias, nossas palavras serão ainda mais refinadas durante o ano todo. Se nos concentrarmos em uma determinada fraqueza nossa e resolvermos fazer um esforço mais forte, veremos que nossa resolução se traduzirá em ação muito mais eficazmente que as resoluções tomadas em outras épocas.

Se você pode acessar o cérebro, simplesmente pode fazer qualquer coisa. Pode despertar memórias, restaurar talentos esquecidos, aliviar temores, intensificar alegrias, abolir preconceitos, estimular o interesse e insuflar motivação. Pode praticamente reprogramar sua vida, pelo menos por um ano.

   
top