D'us em campanha
   
 
 
 

Um Presidente tem cinco anos entre uma eleição e outra, um deputado precisa renovar seu mandato a cada quatro anos, ao passo que ditadores detêm o poder pelo tempo que conseguirem manter seus generais felizes (ou aterrorizados). Mas D'us deve ser reeleito a cada ano.

A cada Rosh Hashaná, coroamos D'us como rei. Segundo os cabalistas, sem esta coroação anual (feita pela nossa resolução de nos submeter à Divina soberania, nossa recitação dos "versículos de realeza" incluídos nas preces especiais do dia, e nosso toque do shofar), a "realeza" de D'us não seria renovada, e o todo da criação - que deriva do desejo Divino de ser rei - deixaria de existir.

(Geralmente não pensamos em reis precisando de eleição para seu cargo, mas isso é porque a palavra "rei" é uma tradução um tanto imprecisa da palavra hebraica melech. Um melech, por definição, é um soberano cujo reinado deriva de um desejo livremente escolhido por um povo, de submeter-se ao seu governo. Um rei que reina pela força ou exploração não é um melech, mas simplesmente um moshel ou "governante".)

Como D'us se prepara para Sua reeleição anual? Ele apenas Se senta em Seu "palácio", confiando em nosso bom senso de proclamá-lo rei novamente? Ele sai em busca de votos, misturando-se com o povo, dando apertos de mãos e beijando bebês? Eis aqui a forma pela qual o mestre chassídico Rabi Shneur Zalman de Liadi (1745-1812) descreve Elul - o mês que precede a Divina coroação em Rosh Hashaná:

É como um rei que, antes de entrar na cidade, o povo sai para saudá-lo no campo. Lá, todos que quiserem podem encontrá-lo; ele os recebe com um semblante animador, e mostra uma face sorridente a todos eles. E quando ele vai à cidade, eles o seguem até lá. Mais tarde, porém, depois que entra em seu palácio real, ninguém pode estar em sua presença sem uma audiência, e somente pessoas especiais e indivíduos selecionados. Assim, também, por analogia, o mês de Elul é quando encontramos D'us no campo... (Licutei Torá, Reê 32b; seja também Licutei Sichot, vol. II pág. 632).

Enquanto esta descrição tenha certa semelhança com um político concorrendo a um cargo numa democracia moderna, existem, é claro, algumas diferenças significativas. Tais como o fato de que uma promessa de campanha feita por D'us é muito mais provável de ser cumprida que aquela feita pelo candidato típico.

Na semana passada, entramos no mês de Elul. O rei está no campo; se você precisar de algo d'Ele, agora é a hora de pedir.

   
top