O insustentável peso do ser
   
 
 
 

Talvez a declaração mais radical feita pelo judaísmo se encontre na leitura desta semana da Torá. "O Eterno, Ele é o D'us," diz Moshê ao povo de Israel reunido. "Nada mais existe." (Devarim 4:35).

Alguns logo diriam que grande número de religiões e filosofias orientais também fazem da inexistência do universo um componente central de sua visão do mundo. A vida é um sonho, a realidade uma ilusão, na verdade tudo é nada. Mas isso não é o que diz o judaísmo. O judaísmo diz que há um mundo - a primeira frase da Torá declara que D'us criou um, e o restante da Torá dá instruções para o que deve ser feito com ele. Aqueles que buscam escapar da realidade são chamados de "pecadores". E mesmo assim, ao mesmo tempo, D'us é a única existência - "Nada mais existe."

Centenas de discursos e milhares de páginas de ensinamento chassídico são devotados a discutir este paradoxo, que toca no ponto crucial do judaísmo. Mas neste artigo, gostaria de fazer uma pergunta bastante não-filosófica: E daí?

Então, eu não existo. Ou não existo e existo ao mesmo tempo. E daí? Ainda preciso levantar pela manhã, ainda tenho de lidar com meu senhorio, o extrato de meu cartão de crédito, minha sogra, meus colegas e este cara, cujo cotovelo está empurrando minhas costelas no vagão apinhado do metrô. Pode ser uma leitura interessante, mas numa análise final, que diferença isso faz?

O problema é que: "e daí?" por acaso passa pela pergunta favorita do chassidismo. Isso quer dizer que existem pelo menos tantas páginas discutindo as implicações e aplicações práticas do paradoxo da existência/não existência quanto aqueles discutindo o próprio paradoxo. Isso não nos ajudará a deixar este debate mais curto.

Portanto, vou deixá-lo com um pensamento. Pense sobre a última vez que você discutiu com um amigo, ou a última vez que ficou furioso com um ente querido ou com um estranho. Agora pergunte-se: que tal se você se levasse um pouco menos a sério? Que tal se você fosse só um pouquinho menos certo de que você realmente existe?

   
top