Como fazer doações
   
 
 
 

Conta-se a história de um rabino que chegou em casa após seu discurso maot chitim anual (nas semanas que antecedem Pêssach, é costumeiro em todas as comunidades judaicas angariar maot chitim - "dinheiro para trigo" - para fornecer matsá, vinho e outras necessidades da festa aos pobres).

"Como se faz então?" pergunta a rebetsin.

"Bem," diz o rabino, "metade já conseguimos. Os pobres concordam em receber. Agora preciso apenas convencer os ricos a doar."


O rabino não estava certo. Doar é a parte mais fácil.

Receber é a parte mais difícil. Quantas pessoas você conhece que dominam a arte de receber graciosamente um presente ou um elogio? Ora, muitos de nós nem sequer conseguimos perguntar por direções!

Há uma razão para isso. O ser humano, sabemos, foi criado à imagem de seu Criador. Doar é natural para a Fonte de Tudo. Mas como pode Aquele que de nada precisa receber algo? Somente por um ato de auto-anulação, pelo grande mistério de uma vontade Divina que proclama: "Assim desejo de você."

Criado à Divina imagem, o homem é um doador natural. Porém é necessário um supremo esforço de nossa parte a fim de recebermos genuinamente, e transformarmo-nos em receptáculo para uma doação de amor.

Um desafio ainda maior é o esforço para ser um verdadeiro recebedor no próprio ato de doar. Para transmitir àquele que recebe nosso presente - como D'us transmite a nós - o quão profundamente desejamos dar, e o quanto somos gratos por termos tido a oportunidade de fazê-lo.

     
   
top