O lar
   
 
 
 

As nações vão à guerra por causa disso, as famílias comprometem uma parte considerável de sua renda pelos próximos 30 anos para adquiri-lo. Os Sábios do Talmud chegam a dizer: "Um homem sem uma residência não é um homem."

Um lar é mais que um teto para nos proteger da chuva, paredes para manter do lado de fora os visitantes indesejados, uma cozinha na qual preparar as refeições, e uma cama para dormir. Fortes, prédios de escritórios, hotéis e restaurantes podem cumprir estas funções da mesma forma, ou até melhor, que qualquer residência. Mas somente em casa a pessoa sente-se em casa. O lar é onde você pode fazer caretas no espelho, vestir um agasalho velho com um buraco debaixo do braço e comer picles com manteiga de amendoim - porque tem vontade de fazê-lo.

D'us, também, desejou um lar - um local onde pudesse ser total e desinibidamente Ele próprio. Os mestres chassídicos perguntam: Por que D'us criou o mundo físico? O que pode nossa existência grosseira, finita e competitiva dar a Ele que a dimensão espiritual da Criação não possa? E eles respondem: D'us criou o mundo físico porque desejava um lar - um local onde pudesse fazer as coisas porque tinha vontade de fazê-las.


O primeiro lar de D'us foi um edifício de dois aposentos, medindo 15 por 5 metros. Segundo Shemot 25, era feito dos seguintes materiais: ouro, prata, cobre, lã tingida de azul, púrpura e vermelho, linho, pelo de cabra, couro de animais e madeira. Foi feito especialmente, a partir de especificações detalhadas dadas a Moshê no Monte Sinai. Ficava bem no meio do acampamento israelita no deserto, e foi projetado para que pudesse ser desfeito e montado quando eles se mudassem de um lugar para outro, pelos quarenta anos entre o Êxodo do Egito e sua chegada à Terra Santa. Mais tarde, uma versão maior e mais permanente foi construída no Monte do Templo em Jerusalém.

Disse D'us ao homem: Criei sabedoria, conhecimento e entendimento, e nestas criações habita Minha mente. Criei amor, justiça e compaixão, e neles reside Meu caráter. Criei beleza, esplendor e majestade, e neles investi Minha personalidade. Mas nenhum desses é Meu lar, não mais que o escritório onde você trabalha ou o teatro onde se diverte é seu. Portanto, criei matéria física - a coisa menos divina que Eu pude conceber - para que Eu tivesse um lugar no qual não há papéis para Eu desempenhar e nenhuma característica para Eu projetar. Apenas Minha vontade para cumprir.

Quando você pega seu ouro (seus excessos materiais), sua prata (seu imperturbável conforto de classe média) e seu cobre (seus míseros centavos para sua subsistência) e os usa para criar uma realidade segundo Minha vontade, você Me faz sentir em casa em Meu mundo.

     
   
top