Recomeços
  Por Yanki Tauber: baseado nos ensinamentos do Lubavitcher Rebe
 
 
 

A cada dia, muitos bilhões de homens-hora vão abaixo pelo ralo. Se há 6.000.000.000 de seres humanos no mundo, e cada um dorme em média 7,2 horas por noite - bem, faça os cálculos. Para resumir, o tempo que passamos de olhos fechados é provavelmente nosso recurso humano mais desperdiçado.

Por que passamos 25% a 30% da vida dormindo? Talvez esta questão não tenha resposta. Por que dormir? Porque o corpo assim exige. Pois assim fomos construídos fisiologicamente - e precisamos de determinadas horas de descanso a cada dia para funcionar.

Porém, para o judeu não há perguntas sem resposta. Se D'us nos criou de um certo modo, existe um motivo. Se as horas de atividade devem sempre ser precedidas por aquilo que o Talmud chama "a pequena morte", o sono, há uma lição aqui, uma verdade fundamental para a natureza das realizações humanas.

O Rebe explica: Se não dormíssemos, não haveria "amanhã". A vida seria um único e interminável "hoje". Todos os pensamentos e ações seriam uma continuação de pensamentos e ações prévios. Não haveria recomeços em nossa vida, pois o próprio conceito de "um novo começo" nos seria incompreensível.

Dormir significa que temos a capacidade não apenas de melhorar, como também de transcender a nós mesmos. Abrir um novo capítulo na vida que não seja pré-fixado, nem uma conseqüência do que fomos ou fizemos até agora. Libertar-nos das amarras do ontem e construir um novo e recém-criado "eu".

Rabi Yisrael Báal Shem Tov ensinou que D'us cria o mundo novamente a cada novo milissegundo do tempo. Se somos Seus "parceiros na Criação" (como o Talmud afirma que somos), deveríamos ser capazes de fazer o mesmo - pelo menos uma vez ao dia.

Amanhã quando você acordar, recomece e faça deste ano um tempo novo - como jamais existiu.

     
   
top