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Pergunta:
Como é proibido jejuar no Shabat, jejuamos em Yom Kipur se cair
no Shabat?
Resposta:
Sua pergunta está correta; todos os outros dias de jejum são
adiados até domingo quando caem no Shabat.1 No entanto, ao contrário
de todos os outros jejuns, o de Yom Kipur não é adiado,
sendo plenamente observado mesmo no Shabat.2 A Torá chama Yom Kipur
de “Shabat shabaton” – “O Shabat dos Shabats”,3
implicando que tem precedência sobre o Shabat.
Segundo os ensinamentos chassídicos, o fato de Yom Kipur cair no
Shabat não nos “priva” dos prazeres – comer,
beber, descansar etc. – que o Shabat normalmente nos proporciona.
A natureza extremamente sagrada de Yom Kipur atinge os mesmos objetivos,
embora de maneira mais elevada, mais espiritual.
Aqui estão duas explicações sobre esse tópico,
extraídas das obras chassídicas:
1 – O Rei David diz:4 “Veja, o olho de D'us é dirigido
para aqueles que O temem, aqueles que esperam Sua bondade, para resgatar
sua alma da morte e sustentá-los em fome. As palavras hebraicas
“para sustentá-los em fome” também podem ser
traduzidas como “para sustentá-los com fome”. Num sentido
espiritual, fome refere-se ao anseio da alma pela proximidade com D'us,
um anseio que deriva do fato de que a alma é “uma parte do
D'us acima”5 e sempre deseja reunir-se com sua Fonte. Em Yom Kipur,
quando a alma, seus desejos e necessidades são banidos, somente
essa fome, essa busca pela espiritualidade, é suficiente para saciar
e satisfazer a pessoa. No dia mais sagrado do ano, somos abastecidos não
por carboidratos e proteínas, mas pela revelação
de nossa própria essência e seu relacionamento intrínseco
com D'us.6
2 – A necessidade física humana de nutrição
vem da necessidade da alma de ser energizada pelas centelhas divinas inerentes
dentro de cada criação física. Isso é porque
a alma tem muitos níveis, e somente os mais baixos são expressos
no corpo, e esses níveis de alma exigem a nutrição
espiritual derivada de vários alimentos. A essência da alma,
porém, é muito mais elevada que essas centelhas, e portanto
não tem necessidade de ser fortificada pelo seu consumo. Assim,
em Yom Kipur, quando essa essência está revelada e expressa
em todo judeu, não há necessidade de comer ou beber.7
Que possamos todos vivenciar um Yom Kipur elevado, um Yom Kipur que lance
seu sagrado brilho – e tenha um efeito concreto – sobre o
Ano Novo inteiro e abençoado.
Notas:
1. A exceção a essa regra é o Jejum
de Esther, que, se cair no Shabat, é antecipado e observado na quinta-feira
anterior (porque o domingo é Purim).
2. A única diferença na observância entre um Yom Kipur
num dia de semana e no Shabat é que (nas comunidades askenazitas)
a prece Avinu Malkeinu, que normalmente é recitada quatro vezes no
decorrer dos serviços de Yom Kipur, é recitada somente uma
vez no Shabat Yom Kipur, na conclusão da prece final Neilah.
3. Levítico 16:31.
4. Salmos 33:18-19
5. Job 31:2; Tanya cap. 2
6. Likutei Torah (por R. Shneur Zalman de Liadi), Cântico dos Cânticos
14 b
7. Likutei Torah, Drushim para Shemini Atseret 87 a. |
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