Jejum em Yom Kipur que Cai no Shabat
índice
     
 

Pergunta:
Como é proibido jejuar no Shabat, jejuamos em Yom Kipur se cair no Shabat?

Resposta:
Sua pergunta está correta; todos os outros dias de jejum são adiados até domingo quando caem no Shabat.1 No entanto, ao contrário de todos os outros jejuns, o de Yom Kipur não é adiado, sendo plenamente observado mesmo no Shabat.2 A Torá chama Yom Kipur de “Shabat shabaton” – “O Shabat dos Shabats”,3 implicando que tem precedência sobre o Shabat.

Segundo os ensinamentos chassídicos, o fato de Yom Kipur cair no Shabat não nos “priva” dos prazeres – comer, beber, descansar etc. – que o Shabat normalmente nos proporciona. A natureza extremamente sagrada de Yom Kipur atinge os mesmos objetivos, embora de maneira mais elevada, mais espiritual.

Aqui estão duas explicações sobre esse tópico, extraídas das obras chassídicas:

1 – O Rei David diz:4 “Veja, o olho de D'us é dirigido para aqueles que O temem, aqueles que esperam Sua bondade, para resgatar sua alma da morte e sustentá-los em fome. As palavras hebraicas “para sustentá-los em fome” também podem ser traduzidas como “para sustentá-los com fome”. Num sentido espiritual, fome refere-se ao anseio da alma pela proximidade com D'us, um anseio que deriva do fato de que a alma é “uma parte do D'us acima”5 e sempre deseja reunir-se com sua Fonte. Em Yom Kipur, quando a alma, seus desejos e necessidades são banidos, somente essa fome, essa busca pela espiritualidade, é suficiente para saciar e satisfazer a pessoa. No dia mais sagrado do ano, somos abastecidos não por carboidratos e proteínas, mas pela revelação de nossa própria essência e seu relacionamento intrínseco com D'us.6

2 – A necessidade física humana de nutrição vem da necessidade da alma de ser energizada pelas centelhas divinas inerentes dentro de cada criação física. Isso é porque a alma tem muitos níveis, e somente os mais baixos são expressos no corpo, e esses níveis de alma exigem a nutrição espiritual derivada de vários alimentos. A essência da alma, porém, é muito mais elevada que essas centelhas, e portanto não tem necessidade de ser fortificada pelo seu consumo. Assim, em Yom Kipur, quando essa essência está revelada e expressa em todo judeu, não há necessidade de comer ou beber.7

Que possamos todos vivenciar um Yom Kipur elevado, um Yom Kipur que lance seu sagrado brilho – e tenha um efeito concreto – sobre o Ano Novo inteiro e abençoado.


Notas:

1. A exceção a essa regra é o Jejum de Esther, que, se cair no Shabat, é antecipado e observado na quinta-feira anterior (porque o domingo é Purim).

2. A única diferença na observância entre um Yom Kipur num dia de semana e no Shabat é que (nas comunidades askenazitas) a prece Avinu Malkeinu, que normalmente é recitada quatro vezes no decorrer dos serviços de Yom Kipur, é recitada somente uma vez no Shabat Yom Kipur, na conclusão da prece final Neilah.

3. Levítico 16:31.

4. Salmos 33:18-19

5. Job 31:2; Tanya cap. 2

6. Likutei Torah (por R. Shneur Zalman de Liadi), Cântico dos Cânticos 14 b

7. Likutei Torah, Drushim para Shemini Atseret 87 a.
     
    top