O Shabat Supremo
índice
     
 

A Torá refere-se a Yom Kipur como o Shabat dos Shabatot do ano. Com este nome, a Escritura investe Yom Kipur com uma singularidade que o destaca entre as Festas Judaicas.

Todo judeu, independentemente de seu grau de ligação ao Judaísmo no decorrer do ano, lembra-se neste dia de retornar à casa de seu Pai.

Trazemos para vocês uma história inspiradora do Midrash, ilustrando a grande importância que pode ser vinculada ao simples ato de um homem:

Nos dias do Império Romano, havia na cidade de Tiberíades um homem simples, conhecido como Justus, o Alfaiate. Por diversos motivos este homem, tendo agradado aos líderes romanos, avançou rapidamente na hierarquia do Império, até tornar-se governador de toda a província de Tiberíades.

Quando as notícias de seu progresso chegaram à cidade, as pessoas permaneceram cépticas. Muitas afirmaram que este não era realmente o mesmo Justus que conheciam.
Seria impossível para um homem da plebe galgar posto tão elevado no Império. Então certo dia, uma parada seria oferecida em Tiberíades, em honra ao novo governador. As pessoas postavam-se na rua, discutindo se o governador era nativo dali ou não.

Um sábio que passava apontou a solução para eliminar a dúvida: "Observem o instante em que o governador passará pela sua antiga residência. Se ele virar a cabeça naquela direção, é sinal de que ele é Justus, o Alfaiate, e se não virar a cabeça, não é."

Quando o governador finalmente passou pela sua casa, a verdade nas palavras do sábio tornou-se evidente. O governador realmente voltou a cabeça para seu antigo lar, e então todos souberam que ele não era um estrangeiro.

Esta história retrata o significado para o Rei, diante daqueles que procuram se aproximar Dele, no dia mais sagrado do ano: aquele que ao menos neste dia volta-se para sua "antiga sinagoga", não será um estranho na Casa de Israel.

Ao voltar para seu legado, respirar a atmosfera do dia e sentir-se aceito como parte integrante da comunidade, é provável que retornará… muito antes do próximo ano!

     
    top