Leituras da Torá  
   
  Pela manhã
índice
  Porção: Vayicrá XVIII
Haftará: Livro de Yoná
 
     
 

Dois rolos da Torá são tirados na manhã de Yom Kipur para a leitura. No primeiro, seis homens (e quando coincidir com Shabat - sete) são chamados à Torá. O Maftir (leitura adicional) é lido no segundo rolo.

A leitura na Torá é sobre o serviço solene no Templo Sagrado, no Dia de Expiação, conduzido pelo próprio Sumo Sacerdote. Este era o único dia do ano em que o Sumo Sacerdote tinha permissão de entrar no Santo dos Santos para oferecer incenso e lá recitar uma prece, em nome de todo o povo.

A Haftará, Porção dos Profetas, fala sobre o verdadeiro significado do arrependimento. O profeta chama para o caminho do arrependimento. Embora D'us seja exaltado e habite nas Alturas, diz o profeta, Ele está também com os contritos e humildes de espírito. D'us proclama paz àquele que está longe e àquele que está perto, assegurando a todos a cura do espírito.

Mas apenas jejuar não é suficiente. "Na verdade eu escolhi este jejum: para romper as ligaduras da iniqüidade... para repartires o pão com o faminto... quando vires o desnudo, cubra-o, e não te esconda de tua própria carne." Mas isto não é tudo. Nenhum arrependimento pode ser completo sem uma melhor apreciação e a observância do Shabat: "Que teus pés descansem no Shabat de fazer tua ocupação no Meu dia santo; e chamarás o Shabat um deleite... e deves honrá-lo abstendo-se de teus caminhos comuns, de procurar teu prazer e de pronunciar palavras vãs - então acharás deleite no Senhor..."

     
  Na parte da tarde  
  Porção: Vayicrá XVIII
Haftará: Livro de Yoná
 
     
 

A leitura da Torá de Minchá, Prece da Tarde, fala da pureza da vida judaica. A Torá nos adverte a não seguir os modos imorais dos egípcios e nativos canaanitas, "que a terra não te vomite também, como vomitou as nações que vieram antes de ti."

A Haftará consiste em todo o Livro de Yoná, cuja história certamente lhe é familiar. Contém uma mensagem oportuna sobre a importância do arrependimento e da prece. Se o pecado faz com que a terra vomite seus habitantes, o arrependimento fez com que o peixe vomitasse Yoná de volta à terra seca e o trouxesse de volta à vida.

A pessoa nunca deve se desesperar. A prece e o arrependimento levam das trevas à luz, da sombra da morte a uma nova vida.

 
     
    top