Minchá
índice
     
 

O aspecto mais destacado do serviço de Minchá é a leitura da Torá, e especialmente de Maftir (leitura adicional) quando o celebrado livro de Yoná é recitado, o qual nos conta o salvamento da cidade de Ninevê através do arrependimento. D'us está sempre pronto a perdoar se a pessoa realmente fizer teshuvá, retornar, sinceramente ao bom caminho.

     
  Neilá  
     
 

Após Minchá, segue-se o solene serviço de Neilá (Encerramento), o climax de todas as preces de Yom Kipur. A Arca é mantida aberta durante todo o decorrer desta prece. O serviço de Neilá é concluído com as exclamações do Shemá e Baruch Shem, nossa proclamação de destemida lealdade e determinação para morrer por nossa fé se necessário, como nossos santos mártires fizeram no passado.

Isto é seguido por aquela famosa declaração da unicidade de D'us: "O Eterno - Ele é o único D'us", pronunciada primeiro por nosso profeta Eliyáhu no Monte Carmel.

O último verso é repetido sete vezes de modo mais ardente. O Shofar é então soado num longo toque, e Yom Kipur é concluído com o voto de: "No próximo ano em Jerusalém!"

 
     
    top