Shacharit
índice
     
 

Shacharit, a Prece Matinal é iniciada cedo. As preces são recitadas lenta e cuidadosamente lidas do Machzor, o livro-guia das orações de Rosh Hashaná e Yom Kipur. São retirados dois rolos da Arca para a leitura da Torá. No primeiro - é lido o início de Acharê Mot ("após a morte" - dos dois filhos de Aharon, o Sumo Sacerdote).

Diz-se que aquele que sinceramente derrama lágrimas pela grande perda dos dois filhos de Aharon não sofrerá tal perda na vida! Esta porção nos diz do sacrifício e do serviço de Yom Kipur feitos pelo Sumo Sacerdote no Templo Sagrado.

     
  Yizkor  
     
  Yizkor ("que Ele se lembre") é recitado após a leitura da Torá, quando seus familiares mais próximos falecidos são lembrados em uma prece especial. Aqueles cujos pais estão vivos, saem da sinagoga durante esta oração. Muitos que recitam o Yizkor não conseguem evitar de sentirem remorso por terem se afastado do modo de vida tradicional que seus pais e avós levaram; sabem que seus pais teriam desejado que fossem mais leais e mais devotados à Torá e à tradição, e resolvem firmemente agradá-los no futuro, muito mais que no passado.  
     
  Mussaf  
     
  Mussaf (prece adicional), é então recitada, começando com Hineni ("Aqui estou, um pobre homem destituído de boas ações, etc.") recitado pelo chazan, cantor. Inclui um recital da maneira que o Sumo Sacerdote costumava oficiar no Templo Sagrado em Yom Kipur, e a confissão especial e expiação que ele oferecia em nome do povo de Israel. Era uma visão inesquecível vê-lo em suas túnicas alvas saindo do Santo dos Santos, onde tinha permissão de entrar apenas neste dia do ano.  
     
    top