A construção da Sucá
índice
     
 

Quando criança, lembro-me de ter ouvido uma história sobre um rabino que tinha de construir uma sucá.

Embora não seja preciso uma grande quantidade de madeira para construir uma sucá pequena, são exigidos tempo, esforço e alguma madeira. Após procurar em todos os restos de madeira que conseguiu encontrar e gastar horas de trabalho, o rabino finalmente pôde montar sua sucá – um pedaço de madeira aqui, outro acolá. Todos os recursos foram usados para torná-la uma sucá casher. Os vãos entre cada tábua não eram maiores que a largura de três palmos, e assim por diante. Levou mesa e cadeiras, colocou seu copo de kidush de prata sobre a mesa junto com o candelabro de prata, uma tranca na porta e foi dormir. Na manhã seguinte, quando abriu a sucá, ficou chocado ao ver que alguém tinha roubado o copo de kidush e o candelabro. “Como é possível?” perguntou-se ele. A Halachá dita que uma sucá é considerada como tendo uma parede sólida se os espaços não são maiores que três palmos. Então, como o ladrão entrou? O rabino concluiu que obviamente o ladrão não conhecia as leis sobre a construção de uma sucá.

Hoje é raro encontrar-se uma sucá feita de pranchas de madeira, com espaços entre elas. Um passeio por qualquer bairro judaico mostrará sucot muito interessantes e criativas, porém a sucá mais engenhosa é a sucá instantânea, portátil. Como surgiu a ideia de uma sucá instantânea? Quais eram os desafios haláchicos? E como ela funciona?

Tamanho
Primeiro a sucá precisa ser do tamanho certo – portátil mas halachicamente correta. O tamanho mínimo para uma sucá é sete tefachim (palmos) de largura por sete tefachim de comprimento e dez tefachim de altura. Embora esta sucá seja realmente tão portátil que possa literalmente ser levada a qualquer parte, não pode ser menor que que o tamanho estabelecido. Portanto, a sucá instantânea foi feita para ter 1 metro quadrado e mais de 1,80 m de altura, para evitar quaisquer questões haláchicas sobre seu tamanho.

Estabilidade

Uma sucá deve ser capaz de suportar um vento em condições normais. Se a sucá desmanchar com um vento comum não pode ser considerada casher. A sucá instantânea é feita de material fino, à prova d’água, e pesa apenas três quilos e meio. Para combater o problema haláchico de peso e estabilidade, duas tiras longas de velcro foram costuradas na sucá. Quando montar a sucá, a pessoa deve prender as tiras em algo sólido, como uma maçaneta de carro ou um parquímetro. Atar a sucá numa árvore pode ocasionar outros problemas, como ter os galhos pairando sobre a sucá, o que a tornaria imprópria porque uma sucá deve ficar exposta diretamente sob o céu.

Além da exigência de suportar um vento normal, a sucá não pode se mexer ou balançar. Paredes que se movem para a frente e para trás levantam dúvidas sobre a integridade da estrutura. Para solucionar este problema, hastes de tensão que se encaixam fazem o material se esticar firmemente de um canto a outro e tiras que se cruzam são instaladas para tornar firme a estrutura da sucá.

Schach
O Shulchan Aruch decreta que o ideal é que a sucá não tenha seu telhado sobre algo que seja susceptível a tumá (impureza ritual), i.e., metal ou qualquer utensílio usado para conter líquido. Portanto, duas varetas de bambu comum são incluídas para segurar o schach.

Com sua porta e janelas que possuem zíper, a sucá instantânea não oferece problemas de cashrut, privacidade e portabilidade. Vale mencionar que embora a sucá instantânea seja casher, não se pode sempre recitar a brachá de “leshev ba sucá” dentro dela. Fazer a brachá depende de onde a sucá está montada. Se estiver em propriedade particular e você tem permissão de montá-la ali, pode-se fazer a brachá. No entanto, se a sucá está em propriedade pública é halachicamente questionável se a brachá pode ser feita. Esta regra não se aplica somente à sucá instantânea, mas a qualquer tipo de sucá construída em terreno público.

Algumas palavras do inventor, Shmuli Sufrin…

Como você teve a ideia de uma sucá instantânea?

Em 1992, eu estava voltando de avião para Londres após Pêssach. Folheando a revista Skymail, vi uma tenda instantânea. Imediatamente, pensei: “Se eu conseguisse criar uma sucá que pudesse ser montada em segundos, muitas pessoas mais cumpririam a mitsvá da sucá!” Após muitos protótipos, finalmente consegui algo que pensei ser o produto ideal. Levei a sucá ao Centro Haláchico OK e pensei que diriam: “Está perfeita!” Mas eu estava errado. Havia muitos problemas haláchicos. Falei com Rabino Chaim Fogelman e outros rabinos do OK e no decorrer do ano passei muitas horas ali, cada visita um novo modelo saído da fábrica, até que finalmente ouvi as palavras que estava esperando: “Mazal Tov, a sucá agora está casher.”

Até agora vendemos cerca de 10.000 sucot em todo o mundo e sei que todo o esforço valeu a pena quando ouço as histórias sobre onde as sucot instantâneas têm sido usadas: em hospitais, no topo de arranha-céus, na Guerra do Iraque, e muitos outros locais inimagináveis. Embora haja algumas outras “sucot portáteis”, a sucá instantânea é a mais rápida de montar e uma das poucas com um hechsher.


The pop up Sukkah (artigo original)
     
   
top