Etrog - O coração humano
índice
  Por Simon L. Eckstein  
 

"Nossos Sábios vêem nas Quatro Espécies de Sucot e em suas formas externas, símbolos das diferentes partes da anatomia humana.

O etrog representa o coração humano.

É interessante notar que é freqüente ouvir-se falar de um yiddish hartz, um coração judaico. É verdade que mesmo nossos amigos não judeus reconhecem quase instintivamente que existe tal coisa, um coração judeu.

O que isto quer dizer?

Refere-se a todas aquelas qualidades que distinguem o judeu em seu ponto de vista a respeito da humanidade. Nós judeus recebemos o elogioso carimbo da distinção como sendo rachmanim b'nai rachmanin – "herdeiros misericordiosos de ancestrais misericordiosos."

São exatamente estas qualidades de misericórdia, bondade e compaixão, simbolizadas pelo etrog e pelo coração judeu que nosso povo tem acalentado no decorrer dos séculos.
O judeu comum da época atual continua a reagir generosamente a todos os chamados de emergência. Responde prontamente quando recebe um pedido para aliviar o sofrimento; a ajudar os desafortunados e oprimidos; torna possível a construção de hospitais, orfanatos e asilos para idosos; a aliviar o fardo carregado pelo novo imigrante; a organizar-se em defesa dos tiranizados; a tornar-se ativamente envolvido em esforços filantrópicos de sua cidade e sua comunidade. Não admira que George Bernard Shaw tenha escrito: "O judeu já nasce civilizado."

     
   
top