índice
  Passagens de Cohelet
     
  Sob o sol e acima do sol Há algo mau que pode ser transformado em bom  
  Ocaso e Alvorada O torto não pode ser endireitado  
  O oceano nunca está cheio Todo o propósito do homem  
     
     
   
 

  Sob o sol e acima do sol  
   
 

"Que lucro tem o homem de todo seu trabalho no qual labutou sob o sol."

"De todo seu trabalho" - tudo que o homem labutou para seu próprio benefício, para seus prazeres mundanos - o homem não tem lucro. Mas do trabalho que realizou para sua própria alma, seus estudos de Torá, mitsvot e boas ações, para si e para os outros - disso ele terá um lucro duradouro.

Rabi Huna e Rabi Acha ensinaram em nome de Rabi Chalafta:

"Sob o sol" - todos os trabalhos do homem para algo que está sob o sol, todos os ganhos e lucros mundanos - são de nenhuma valia; mas acima do sol - estudos de Torá e mitsvot, que estão acima de tudo - estes trarão lucro duradouro.

 
    top
     
   
   
  Ocaso e Alvorada  
     
 

"O sol nasce, e o sol se põe."

Disse Rabi Berechia: "Não sabemos que o sol nasce e se põe?

Porém Cohelet aqui ensina que antes que o sol de um líder espiritual se ponha, já nasce o sol de seu sucessor. No dia em que Rabi Akiva faleceu, Rabi Yehudá, o Príncipe, nasceu. Antes que o sol da matriarca Sara se pusesse, o sol de Rivca se ergueu. Antes que o sol de Moshê se pusesse, o sol de Yehoshua já se erguera.

E assim ocorre em cada geração: antes que o líder espiritual desapareça, a Divina Providência providencia outro para ocupar seu lugar.

 
    top
     
   
   
  O oceano nunca está cheio  
     
 

"Todos os rios correm para o mar, mesmo assim o mar nunca está cheio."

A Torá é comparada à água, sem a qual o homem não pode existir. Toda a Torá que a pessoa aprende vai para seu coração, mas o coração nunca fica repleto, pois a Alma Divina nunca se sacia com Torá; está sempre sedenta, querendo mais e mais.

Nunca tenha medo de perder algo da Torá ao ensiná-la para outros. Pois assim como o oceano nunca perde sua água, pois esta sempre volta para ele, assim a Torá que você ensina a outros não o tornará mais pobre; pelo contrário, voltará para você como a água doce dos rios.

 
    top
     
   
   
  Há algo mau que pode ser transformado em bom  
     
 

"Há algo mau que D'us deu ao homem para ser respondido (também: afligido) por ele."

Aquele refere-se a dinheiro e riquezas, que às vezes são uma bênção e às vezes, uma maldição.

Rabi Yehudá disse em nome de Rabi Levi: "Quando um homem merece, e usa seu dinheiro para cumprir mitsvot e fazer boas ações, suas preces serão respondidas. Mas se ele não usa seu dinheiro para bons propósitos, isto será um testemunho contra ele.

Isto é um jogo com o verbo hebraico la'anot, usado no texto, que possui três significados: responder, afligir e testemunhar.

 
    top
     
   
   
  O torto não pode ser endireitado  
     
 

"Aquilo que é torto não pode ser endireitado."

Nesta vida, aquele cujos caminhos se tornaram tortos, desviando da trilha reta da Torá, pode endireitar-se pela teshuvá, arrependimento. Mas no Mundo Vindouro, o torto não poderá ser endireitado, e as falhas não poderão ser transformadas em acertos; será tarde demais.

Dois homens perversos, que eram muito amigos e sócios no crime, morreram. Um deles foi recebido entre os justos; o outro, entre os perversos. Este último procurou em vão pelo amigo, e então avistou-o à distância, apreciando a luz Divina entre os justos.

"Ei, companheiro, como foi parar aí?" - falou o perverso. Protestou então: "Existe suborno neste Mundo da Verdade? Fomos sócios no crime durante nossa vida na terra; vejo agora que ele está ali entre os justos, enquanto que eu tenho que sofrer aqui no meio dos malvados! Isso é o que vocês chamam de justiça?"

A resposta deixou-o perplexo: "Seu tolo! Seu amigo teve juízo suficiente para fazer penitência antes de morrer; abandonou o caminho do mal, e endireitou-se pelo resto de sua vida."

"Deixe que eu me arrependa, também!" gritou o pecador.

A resposta que obteve abateu-o cruelmente: "Não sabe que este mundo é chamado de Shabat, enquanto que o mundo de onde veio chama-se véspera de Shabat? Se não deixar tudo preparado na véspera, o que comerá no Shabat?

"Não sabe que este mundo é chamado Mar, ao passo que o mundo de onde veio chama-se Terra? Se um homem sai numa viagem por mar sem se preparar enquanto está em terra seca, o que fará no mar?

"Não sabe que este mundo é chamado Deserto, e o mundo de onde você veio é desabitado? Se um homem não se prepara para a jornada no deserto, enquanto ainda está no país desabitado, o que poderá fazer no deserto?

"Não sabe que este mundo é chamado Inverno, e o mundo de onde veio é chamado Verão? Se não arar, semear e colher durante o verão, o que comerá no inverno?"

 
    top
     
   
   
  Todo o propósito do homem  
     
 

"Para resumir após tudo ter sido dito: Tema a D'us e guarde Seus mandamentos, pois este é todo o propósito do homem."

"Temer a D'us" - refere-se a todas as proibições. Os pecados que a pessoa não deve cometer; são em número de 365.

"Guardar Seus mandamentos" - refere-se aos mandamentos positivos que a pessoa deve cumprir; são 248 no total.

Juntos, perfazem 613 mandamentos da Torá, que são os preceitos que devem ser colocados em prática por todo judeu e que devem ser o seu objetivo na vida. Assim fazendo, ele é feliz neste mundo, e será feliz também no Mundo Eterno.

 
    top