Significado
índice
     
 

A palavra "atsêret" é explicada de diversas maneiras, mas seu significado original é retenção, apego, empenho. Após o término dos sete dias da feliz comemoração de Sucot, o oitavo dia de Atsêret é um apego à feliz experiência pela qual passamos.

É natural que procuremos manter as alegres lembranças de ontem, mas é difícil evocar alegrias passadas. Podemos fazer um esforço para mantê-las, mas mesmo as mais felizes, tendem a desaparecer.

Talvez seja por esse motivo que ocorre a festa de Shemini Atsêret. Por mais alegre que seja a Festa da Colheita (Sucot), chega o tempo em que temos de nos despedir.

Assim também, o descanso e a paz do Shabat são verdadeiramente uma dádiva Divina para o ser humano. Porém, com o término do Shabat, devemos nos despedir e continuar a rotina do trabalho.

É realmente preciosa a purificação especial do Dia do Perdão. Mas devemos sair desta solenidade para a alegre festa de Sucot. Em seguida, no mesmo espírito, devemos chegar à festa de Shemini Atsêret e continuar até Simchat Torá, a alegria da Torá.

A vida determina que a seqüência continue; impulsiona-nos para a frente. É cíclica e exige que caminhemos adiante a partir do passado, em direção a novas experiências e conquistas. Viver "de acordo" com nossos dias, significa, viver cada dia e época, de acordo a Torá… o ano inteiro!

     
    top