O ciclo continua
índice
     
 

A palavra Atsêret é explicada de diversas maneiras, mas seu significado original é retenção, apego, empenho. Após o término dos sete dias da feliz comemoração de Sucot, o oitavo dia de Atseret é um apego à alegre experiência pela qual passamos.

É natural procurar manter as felizes lembranças de ontem, mas como é difícil evocar alegrias passadas. Podemos fazer determinado esforço para mantê-las, embora a maior parte, até as mais marcantes, vão desaparecendo. Talvez seja por este motivo que a festa de Shemini Atsêret ocorre, como um eco da precedente festa de Sucot.

Na Terra de Israel, sua observância foi virtualmente absorvida por Simchat Torá. Em nosso próprio país, tende cada vez mais a se tornar uma tênue lembrança da alegria vibrante de Sucot. Neste dia de festa, entramos na sucá, mas não recitamos a bênção em seu interior, talvez para sugerir que a bênção não é necessariamente inerente a um presente, que nada mais é que uma evocação do passado.

A glória e a beleza da sucá terminam por esmaecer. As folhas da cobertura inevitável e progressivamente secarão e deixarão penetrar cada vez mais luz até que, afinal, não será uma sucá válida, pois a cobertura deixará penetrar mais luz que sombra. A vida não nos permite permanecer estáticos na sombra parcial da sucá; com o tempo devemos deixar a luz penetrar.

Por mais alegre que seja a Festa das Cabanas, chega o tempo em que temos que nos despedir. O descanso e a paz de Shabat são verdadeiramente uma dádiva Divina para o homem. Mas, com o término do Shabat, devemos nos despedir e continuar a rotina do trabalho.

Realmente preciosa é a purificação espiritual do Dia do Perdão. Mas devemos sair desta solenidade para a alegre festa de Sucot. Em seguida, no mesmo espírito, à festa de Shemini Atsêret e continuar até Simchat Torá, a alegria da Torá.

A vida determina que a sequência continue; impulsiona-nos para a frente. Ela é cíclica e exige que caminhemos para frente a partir do passado, em direção a novas experiências e conquistas.

     
    top