Leitura da Torá em Shemini Atsêret
índice
     
  Porção: Devarim 14:22 - 16:17  
  Haftará: Melachim 8:54 - 8:66; em algumas congregações, até 9:1  
     
 

A Torá ordena ao fazendeiro judeu que doe um décimo de sua produção aos levitas e aos necessitados. Esta décima parte é chamada maasser, dízimo.

Em Shemini Atsêret lemos uma famosa porção na Torá, que inicia com as palavras Asser Teassêr, que significa: "Certamente darás o dízimo."

A razão pela qual esta porção é lida em Shemini Atsêret fica clara se lembrarmos que Sucot é a Festa da Colheita e Shemini Atsêret é o oitavo dia de Sucot (embora na verdade seja uma festa em separado). Em outras palavras, esta é a época quando toda a produção da terra já foi colhida. Era a ocasião de doar aquilo que era devido aos sacerdotes e levitas, bem como às pessoas sem terra e aos necessitados.

Nossos Sábios vêem nas palavras Asser Teassêr a indicação de uma promessa de riqueza àquele que observar fielmente a lei de maasser. Pois as palavras hebraicas asser, dar a décima parte, e osher, riqueza, são derivadas da mesma raiz. Por isso o ditado tornou-se famoso: "Asser, bishvil shetis'asher", que significa: "Doe a décima parte e se tornará rico".

Havia dois dízimos a cada ano. O primeiro tinha que ser doado aos levitas, e o segundo deveria ser levado a Jerusalém e apreciado lá. A cada terceiro e sexto anos, o dízimo do pobre, substituía o segundo.

Nenhum dízimo era devido sobre a produção do sétimo ano, Shabat Shemitá (Ano Sabático), que de qualquer forma não pertencia ao proprietário, mas era de livre acesso a todos, o qual é mencionado nesta porção bem como o perdão das dívidas, assim como da libertação dos escravos naquele ano.

Para Maftir, trecho dos profetas que acompanha a leitura da Torá, no segundo rolo, uma pequena porção é lida no livro Bamidbar, sobre as oferendas do Oitavo Dia.

A Haftará é uma continuação do tema da Haftará do primeiro dia de Sucot. Depois que o Rei Salomão concluiu sua prece abrindo seu coração a D'us no Bet Hamicdash recém-terminado, levantou-se e abençoou o povo de Israel. Citamos aqui algumas de suas palavras de encerramento:

"Bendito seja D'us, que concedeu o descanso a Seu Povo Israel, conforme Sua promessa; não falhou uma palavra de toda Sua promessa, que Ele prometeu pela mão de Moshê, Moisés, Seu servo. Que D'us, nosso D'us, esteja conosco como estava com nossos pais; que Ele não nos deixe, não nos abandone; que leve nossos corações até Ele, que caminhemos em todos Seus caminhos, que guardemos todos Seus mandamentos, e Seus estatutos, e Seu julgamento, que Ele ordenou a nossos pais.

"Que essas minhas palavras, com as quais supliquei perante D'us, seja perto de D'us, nosso D'us, dia e noite; que Ele mantenha Sua causa de Seu servo e a causa de Seu povo de Israel para sempre; que todo o povo da terra saiba que D'us é D'us, e que não há nenhum outro.

"Faça seu coração perfeito com D'us, nosso D'us, para caminhar em Seus estatutos, e para guardar Seus mandamentos como fazemos hoje."

Podemos imaginar como foi grande a alegria e a inspiração naquele memorável Sucot, quando o recém construído Bet Hamicdash foi inaugurado.

Ouvimos na Haftará que "No oitavo dia ele (Rei Salomão) dispensou o povo, e eles abençoaram o rei e foram para suas tendas cheios de júbilo no coração, por toda a bondade que D'us tinha feito para David, Seu servo, e para Israel, Seu povo."

     
    top