O Rei e eu
 

Dos Mestres Chassídicos

índice
 

Hamêlech ("o rei") é uma palavra recorrente nas preces de Rosh Hashaná, cujo tema dominante é nossa coroação de D’us como Rei do universo e nossa submissão à Sua soberania. De fato, é a primeira palavra entoada pelo cantor na manhã de Rosh Hashaná, quando ele abre as preces Shacharit com uma melodia inspiradora que chega ao auge com um sonoro Ha-me-lech!

Certa manhã de Rosh Hashaná, o grande mestre chassídico Rabi Aaron de Karlin desmaiou ao chegar na palavra Hamêlech. Mais tarde ele explicou que se lembrou da passagem talmúdica que descreve o encontro de Rabi Yochanan ben Zakai com Vespasiano. O próprio Rabi Yochanan tinha saído às escondias da cidade sitiada de Jerusalém para suplicar ao general romano que poupasse o centro de Torá de Yavne. Quando Rabi Yochanan entrou na tenda de Vespasiano, dirigiu-se a ele como "Sua Majestade".

"Você merece a morte por duas acusações" – disse Vespasiano. "Primeira, não sou o rei, somente o general de Sua Majestade." (Na verdade, um mensageiro de Roma já estava chegando ao acampamento do general para informá-lo que ele tinha sido designado soberano do Império.) "em segundo lugar, se de fato sou o rei, por que você não veio me procurar antes?"

"Pensei comigo mesmo" – disse o Rebe de Karlin – "se eu me dirigir ao Todo Poderoso como ‘Rei’, isso de fato não propicia a pergunta: ‘Se eu sou de fato o seu rei, por que não veio me procurar até agora?’ O que posso responder a isso?"

     
     
 

 

top