Pressa em enterrar

 
índice
   
 

Por que o corpo é enterrado tão depressa depois da morte?

Está escrito em Bereshit que D’us disse a Avraham: “Pois és pó e ao pó retornarás” (Bereshit 3:19).

Por que retardar aquilo que é considerado apropriado e inevitável? Estamos meramente mostrando nossa devoção aos nossos valores espirituais quando nos apressamos a cumprir aquilo que acreditamos ser a vontade de D’us. Portanto, a lei judaica ordena que o corpo seja sepultado o mais breve possível, de preferência no mesmo dia. Uma exceção é feita no Shabat e no Yom Kipur, durante os quais não se pode realizar o enterro.

Adiar o sepultamento é visto como um desrespeito para com o falecido e só deverá ocorrer na necessidade de aguardar a chegada dos filhos. Segundo as fontes místicas judaicas, a alma só descansa depois que o corpo é enterrado, iniciando um processo lento e paralelo: a decomposição do corpo e o desligamento da alma deste mundo e sua elevação nos mundos espirituais; motivo pelo qual a cremação é proibida pelo judaísmo, pois é brusca e elimina esta etapa tão fundamental para a paz da alma do falecido - seu desligamento deve ser suave e tranquilo nesta passagem.

Outro motivo para enterrarmos os mortos tão depressa é porque há um princípio no Judaísmo chamado “Kavod HaMet” – honra, ou respeito, aos mortos. Como cada um de nós é criado à imagem de D’us e entendemos nossa centelha de vida, nossa alma, como sendo um empréstimo Divino. Quando alguém morre, não é considerado apropriado esperar pelos processos naturais de decomposição começarem a degradar o corpo. Portanto, é considerado um ato final de respeito a uma pessoa, e a D’us, enterrar o corpo tão rapidamente quanto possível.


Abaixo segue trecho do livro “Os Últimos Momentos, Por Rabino Shamai Ende que responde esta questão:

A proibição do Pernoite

1. A Torá nos proibiu deixar o corpo passar uma noite sem ser enterrado [Consta na Torá sobre uma pessoa que teve pena de morte pelo tribunal e foi posteriormente pendurada conforme nos ordena a lei (Devarim XXI, 23): “Não deixe seu corpo pernoitar sobre a árvore, pois tem a obrigação de enterrá-lo naquele dia...". – Daqui nossos sábios aprenderam a proibição de deixar um corpo pernoitar desnecessariamente, como também a obrigação de enterrá-lo no mesmo dia do falecimento, sendo que até mesmo alguém que cometeu uma falta tão grave que foi suscetível à pena capital, merece este respeito. Além do mais, dizem nossos sábios que a alma sofre enquanto o corpo não foi enterrado, sendo que enquanto isto não ocorre ela não tem seu descanso final. Este deve ser enterrado Obrigatoriamente antes do pôr-do-sol. Porém, se deixam de enterrá-lo por sua honra, ou para providenciar-lhe o caixão e as mortalhas, isto é permitido. O que quer dizer em sua honra? Por ex. para esperar os filhos que estão chegando de viagem, ou para transportá-lo para a Terra Santa. No entanto, deve sempre se aconselhar com um rabino antes de postergar um enterro, e nunca decidir sozinho, pois muitas vezes um motivo não é suficiente pela halachá para atrasar o enterro.

2. Os responsáveis para agilizar o enterro são os parentes próximos. Caso este não tenha parentes, a responsabilidade recai sobre a Chevra Kadisha nomeada pela comunidade, ou pelo tribunal Rabínico (Beit din) local, caso não há uma Chevra Kadisha.

3. Mesmo que o corpo já se encontra no cemitério, dentro de um caixão, e mesmo que o enterro já ocorreu, porém por qualquer motivo este foi desenterrado, enquanto não voltar a enterrá-lo, transgride-se as proibições acima.
 

 

 
   
top