Morte – Por que a tememos

 
índice
   
 

Pergunta:
Minha tia não tem muito tempo de vida, e ela está falando abertamente sobre seu medo da morte. Sou como um filho para ela porque nunca teve filhos, e estou indo visitá-la, quem sabe pela última vez. Poderia dar-me algum tipo de orientação? Como afastar os temores de uma pessoa que está para deixar este mundo?

Resposta:
Por Aaron Moss
Você sabe o que é o mais assustador sobre morrer? Não é o sofrimento da morte, nem os possíveis tormentos da vida que vem depois, não é o desconhecido que está além do túmulo.Nosso maior medo é de sermos esquecidos.

É assustador pensar que podemos deixar este mundo desapercebidos. Isso significaria que nossa vida inteira, tudo aquilo que conquistamos, nosso sonho e ambição, sucesso e fracasso, tudo se resumiu a nada. O mundo continuará sem nós. Isso não conseguimos enfrentar.

Este medo pode ser intensificado em alguém que não foi abençoado com filhos. Pelo menos deixar um filho no mundo significa que você fez alguma impressão duradoura, que colocou em movimento um eterno processo de renascimento, há um senso de continuidade. Porém se a pessoa não deixa filhos, então até este senso de continuidade parece perdido.

Porém não está perdido. Um provérbio judaico diz: “Os filhos que deixamos para trás são nossas boas ações.” O impacto positivo que causamos naqueles à nossa volta é eterno. Toda boa ação que fazemos, por mais insignificante que possa parecer, deixa uma marca permanente no mundo. E a bondade acumulada no decorrer de uma vida inteira de moral é uma força de energia positiva que deixa uma impressão duradoura que jamais pode se perder.

Quando encontrar sua tia, faça com que ela saiba que será lembrada. Talvez ela nunca tenha pintado uma obra prima, talvez não tenha um aeroporto que recebeu seu nome. Porém ela conseguiu algo muito mais permanente que tudo isso; as vidas que ela tocou, o impacto que teve sobre você e sua família, a sabedoria que ela transmitiu e a bondade e calor que trouxe ao mundo, estas permanecerão muito tempo depois de a alma ter ido para locais mais elevados.

Diga-lhe que algumas das coisas que ela lhe ensinou você prezará para sempre, e agradeça pelo amor que ela lhe demonstrou. Assegure que você recitará o cadish e as preces memoriais por ela depois da sua morte. E diga as palavras dos nossos Sábios: “Se você ensinar Torá ao filho de outra pessoa, é como se os tivesse dado à luz.”

Nós temos pais físicos que trouxeram nosso corpo ao mundo, e temos muitos pais espirituais que nutriram nossa alma. Sua tia foi uma mãe nesse sentido, e por isso ela será para sempre lembrada.

 

 

 
   
top