|
O
vidui (confissão) é recitado antes do falecimento conforme
o texto de Ramban (Rabi Moshê bem Nachman).
“A ordem do vidui de um doente terminal que recebemos de chassidim
e de homens de bons atos com as seguintes instruções: O
doente deve se esforçar para fazer teshuvá, pedir perdão
para todos aqueles que tenha ofendido, e pedir aos presentes que rezem
por ele. Ao fazer a teshuvá completa, deve lavar as mãos,
colocar o Tsitsit e dizer: ‘Hashem Elo-kim emet vetoratô
emet umoshê neviô emet uvaruch shem kevod malchutô leolam
vaêd’. (Hashem o D'us é verdadeiro, Sua Torá
é verdadeira, Moshê Seu profeta é verdadeiro e seja
abençoado o nome da honra de Seu reinado para sempre).”
Em seguida deve recitar o Ashrê yoshevê vetêcha
até o final do Salmo 145, os Salmos 86, 4 e 121. Em seguida deve
recitar o vidui com cavaná - grande intenção.
Este é o texto que recebemos dos chassidim e de homens de bons
atos:
Modê ani lefanêcha Ado-nai E-lohai vE-lohê avotai
E-lohê avraham yitschak veyaacov E-lohê hae-lohim vaAdonê
haadonim bashamáim mimaál veal haárets mitáchat
ên od, ossê shamáim vaárets, ossê chésed
mishpat utsedaká baárets, haia vehovê veyihiê,
mehavê et hacol, sherefuati beyadêcha, umitati veyadêcha,
iehi ratson milefanêcha Ado-nai E-lohai vE-lohê avotai shetirpaêni
refuá shelêma ki Atá E-l rofê rachaman, veim
bar minan amut tehê mitati capará al col chatotai vaavonotai
ufshaai shechatáti vesheavíti veshepasháti lefanécha
vetên chelki betoratêcha uvegan êden vezakêni
laolam habá hatsafun latsadikim vaani modê umaamin ki Atá
nimtsá metsiut guemurá, veAtá echad velo kechol haachadim,
verosh lechol hanimtsaim, veenechá guf velo chôach beguf,
velo iasigúcha massiguê haguf umikrav, veên bechá
davar mitoarê hagufim, veAtá cadmon lechol hanimtsaim, veAtá
raui leheavêd uleharim, veAtá hanotên nevuá
befi chol haneviim, unvuat moshê avdêcha neviêcha lemála
micol haneviim, veAtá natáta lánu al yadô min
hashamáim torá shelemá umeshivat nafesh, vehi zot
hatorá hakedoshá hametsuiá venênu, vehiguía
elav mipi haguevurá, velo tihiê zot hatorá nedéret
velo nessuchá, veAtá yodêa machshevot benê adam
velo titrashel bahem, vedarkechá ligmol tov latsadikim ulehaanish
lareshaim vetavi meshichênu haahuv utechaiê metênu.
Yihiu leratson imrê fi vehegion libi lefanêcha Ado-nai tsuri
vegoali.
Tradução:
Admito perante ti Ado-nai meu D'us e D'us de meus patriarcas, D'us de
Avraham, Yitschak e Yaacov, D'us dos deuses Senhor dos senhores, no céu
acima e sobre a terra abaixo não há outro, que faz o céu
e a terra, que faz a justiça e caridade na Terra, que existe existiu
e existirá, dá a existência a tudo, que minha cura
está em Tuas mãos, e minha morte está em Tuas mãos.
Seja a vontade perante Ti, Ado-nai meu D'us e D'us de meus patriarcas,
que me curas com uma cura completa, pois Tu és D'us que cura com
piedade. E caso, longe de mim, eu morra, seja minha morte um perdão
sobre todas as minhas falhas e pecados e revoltas que eu falhei, pequei
e me revoltei perante Ti, e me dê uma parte em Tua Torá,
e no Gan Éden, e me faça merecer o mundo vindouro que é
guardado para os justos. Eu admito e creio que Tu existes numa existência
completa, Tu es um e não como todos os únicos, é
o primeiro de todos os existentes, não es um corpo e não
uma força corporal, e não Te compreenderá aqueles
que compreendem os corpos e suas ocorrências, e não existe
em Ti nada das formas corporais, e Tu é mais antigo de todas as
existências, e a Ti é propício servir e elevar, e
Tu colocas a profecia na boca de todos os profetas, e a profecia de Moshê
Teu servo e profeta é acima de todos os profetas, e Tu nos deste
por seu intermédio dos Céus a Torá completa que conforta
a alma, e esta é a Torá sagrada que se encontra entre nós,
e chegou a ele da boca do Todo-poderoso, e esta Torá jamais faltará
e não será esquecida, e Tu sabes os pensamentos dos humanos,
e não os abandonarás, e Teu caminho é proporcionar
bondades aos justos e castigar os perversos, e nos trarás nosso
Mashiach querido, e ressuscitarás nossos mortos. Seja bem aceito
o dito de minha boca e os pensamentos de meu coração perante
Ti, Ado-nai minha rocha e meu salvador.
Se a hora está próxima, e a pessoa já não
tem condição de recitar o Vidui completo deverá lembrar
D’us como o Rei do Universo e da outorga da Torá no monte
Sinai ao recitar a seguinte frase:
Ribonô shel olam yehi ratson milefanêcha sheyihie
shalom menuchati.
“Senhor dos mundos, seja a vontade perante Ti, que será em
paz o meu descanso.
”Escreveram os sábios cabalistas, que ao sair a alma do homem,
o Satan fica à sua direita para tentá-lo a negar a existência
Divina. A alma se nega, porém, pode ser que por causa do sofrimento
momentâneo, ela pode sucumbir por alguns instantes. Portanto, antes
que isto ocorra, deve-se declarar o texto a seguir (perante algumas pessoas
que devem estar sentados):
Shimu rabotai harê ani mossêr modaá bifnechem
beim sheiavô hassatan o cat dilê lehassit oti laavor al achat
mimitsvot Ado-nai hên mitsvat assê hên mitsvat lo taasê
hên mitsvot shechaiavin alehen keritot o mitot bêt din o guedarim
o seyaguim o al hakelal culô chas veshalom uvifrat beim sheyavô
êt pecudati lehashiv hapicadon asher hofcad iti yassit veyadíach
oti umachamat êma varáad veteruf uvilbul dáat ani
mode lo chalíla vechalíla hên bemachshavá hên
bedibur o bechol ma shehapê yuchal ledabêr velêv lachashov
af al pi sheamru chachamênu zichronam livrachá ên adam
nitpas al tsaarô, im ên ossê calá ossê
mechitsá benô levên avínu shebashamáim,
bechên ani mossêr modaá bifnechem sheyihiê otô
dibur o machashavá batêl umvutal kecheres hanishbar velo
yihie mamash bediburi o bemachashavti o virmizati ki ani maamin beshimchá
hagadol sheatá emet umoshê avdechá emet vetoratô
emet veatá yachid umeyuchad veên iechidut camôcha beshum
panim haia hovê veyihiê Ado-nai melech Ado-nai malach Ado-nai
yimloch leolam vaed. Bayom hahu yihiê Ado-nai echad ushemô
echad. Ki ên camôcha vae-lohim bashamáim mimáal
veal haarets mitáchat ên od. Baruch Hu uvaruch shemô
laad, baruch shêm kevod malchutô leolam vaed.
Ouçam meus senhores, eu estou prestando uma declaração
perante vocês, se caso vier o Satan ou seu grupo para me incitar
a transgredir uma das mitsvot Divinas, tanto uma mitsvá ativa,
como uma proibitiva, tanto as mitsvot sob pena de morte celestial de caret
ou de morte do tribunal, ou cercos, ou sobre todas as mitsvot em geral,
D'us nos livre, e especificamente, se ao chegar o momento de minha obrigação
de devolver meu penhor – a alma – que foi penhorado comigo
ele vai me incitar e me desviar do caminho, e por medo, temor, enlouquecimento
ou perda de lógica eu concordar com ele, D'us nos livre, tanto
no pensamento como na fala ou de qualquer forma que a boca possa se expressar
e o coração pensar, apesar de que disseram nossos sábios
que a pessoa não é responsabilizada pelos atos cometidos
no momento de imenso sofrimento, todavia se estes não causam seu
extermínio, mas fazem um anteparo entre ele e nosso Pai celestial,
portanto eu faço uma declaração prévia perante
vocês para que esta fala ou pensamento sejam anulados totalmente
como um barro que se quebra, e não tenha nenhuma consistência
em minha fala ou pensamento ou indicações, pois eu creio
em Teu nome sagrado que Tu es verdadeiro, e Moshê Teu servo é
verdadeiro e sua Torá é verdadeira, Tu es um e único
e não há outra unicidade como a Tua de forma alguma, existiu
existe e existirá, Ado-nai reina, Ado-nai reinou, Ado-nai reinará
para sempre. Naquele dia será Ado-nai um e Seu nome um. Pois não
há como Ti entre outros deuses no céu acima e na terra abaixo,
não há outro. Abençoado é Ele e abençoado
é Seu nome para sempre. Abençoado o nome da honra de Seu
reinado para sempre.
Os presentes devem responder:
Betseruf Kudshá Brich Hu uShchintê kibalnu hamessirut
asher massar (fulano ben fulano) gufô venafshô ruchô
venishmatô leilat col hailot vessibat col hassibot vechol ma sheyaassê
mehayom negued messirat hamodaá hazot hên bemaassê
hên bedibur hên bemachshavá anachnu mevatlim oto hamaasê
betseruf Kudshá Brich Hu uShchintê velô yaassê
(________ ben ______) shum roshem clal.
Juntando-se ao Santíssimo abençoado seja e sua Divindade,
recebemos a declaração que nos transmitiu (______ filho
de ______) seu corpo, alma, espírito, e neshamá, ao Motivo
de todos os motivos e à Causa de todas as causas, e tudo o que
ele fizer a partir de hoje contra esta declaração, tanto
no ato como no na fala ou pensamento, nós estamos anulando este
ato, juntando-se ao Santíssimo abençoado seja e sua Divindade,
e não fará (______ filho de ______) nenhuma marca de forma
alguma.
|