Os Mortos Podem Nos Ouvir?

índice
  Por Aron Moss
 

Pergunta:
Meu filho faleceu recentemente num acidente. Eu gostaria de saber se ele pode nos ver ou ouvir aqui na terra. Ele ainda está cônscio de nós agora? Seus comentários são importantes.
Mãe sentindo falta do filho

Resposta:
O mistério da morte é algo que não podemos realmente entender. Por que algumas almas descem aqui por tão pouco tempo, somente para serem tiradas de nós, não podemos explicar.

Mas sabemos que apenas o corpo morre, não a alma. E é a alma de uma pessoa que amamos. Nossa conexão com nossos entes queridos não é com sua presença física, mas sua pessoa, seu amor, seu espírito. E aquele relacionamento jamais desaparece. Apenas assume outra forma.

O Rebe certa vez falou com uma mãe que estava inconsolável após a perda de seu filho. “E se eu dissesse a você que seu filho não está morto? Ele foi para um lugar onde está a salvo e feliz. Não sente dor, não tem medo, não tem arrependimentos. Você não pode vê-lo. Mas pode enviar a ele pacotes de amor, e ele os receberá e apreciará. Se eu lhe disser isso, as coisas seriam diferentes?”

Ela pensou e disse: “Bem, acho que o sofrimento não seria tão insuportável se eu soubesse que ele está a salvo e eu pudesse dizer que o amo.”

“Bem,” disse o Rebe, “este é o caso. Seu filho está no céu onde está em paz. E ele ainda pode sentir seu amor. Os pacotes de amor que você envia a ele são as mitsvot, as boas ações que pratica em sua memória e em sua homenagem. Quando você dá uma moeda para caridade, recita uma prece, acende uma vela, é bondosa para aqueles que precisam, tendo ele em mente, ele recebe um fluxo de amor vindo de você o tempo todo. Sua alma lá em cima é elevada quando aqui em baixo você faz o bem inspirada pela memória dele. Canalize seu sofrimento numa força positiva. Deixe que o vácuo causado pela perda atraia mais luz ao mundo.”

Nada pode substituir o toque físico de um abraço, o prazer de ver seu filho crescer, estudar e brincar. Mas ele ainda está com você. E ele sabe que é abençoado com uma mãe amorosa que sempre pensará nele.

Não sabemos por que tem de ser dessa maneira. Mas um dia, seremos reunidos com as almas dos nossos entes queridos, e o sofrimento acabará.

Que este dia chegue logo!

 

 

 
   
top