Luz através das mitsvot

índice
   
 

Quando cumprimos uma mitsvá porque a vovó costumava fazer assim ou porque o vovô queria, a mitsvá é creditada para eles. E, ganhando mitsvot, a alma se sente muito viva. Não apenas flutuando, mas vivendo como entendemos viver, realizando alguma coisa. Enquanto a alma está influenciando o comportamento de alguém na Terra, ela está realizando algo. Assim, quando dizemos "em memória de" ou quando ouvimos alguém falar da mãe com muito sentimento e devoção, não da boca para fora, percebe-se um lampejo da presença da alma.

Assim, a presente reunião não é apenas em memória, mas também o resultado da influência contínua - de uma alma no Céu que ainda quer estar ativa e consegue. É isso que a palavra "santa" quer dizer. Santo é alguma coisa deste mundo, um ser físico tornando-se tão transparente que a santidade ou as coisas Divinas começam a transparecer. Quando uma filha fala de sua mãe, ela fica transparente. É a mãe falando, às vezes para o desgosto da filha: "Estou falando

como a minha mãe." Mais do que isso, é a mãe falando através dela, porque somos transparentes para os nossos pais. Aqueles que os conheceram vão olhar para nós e dizer: "Posso ver sua mãe" ou "Posso ver seu pai em você."

Quando uma pessoa olha para um judeu deve ser capaz de dizer: "Você me lembra D'us." Porque os judeus são transparentes a D'us. Onde um judeu anda, D'us anda. E aqueles que não amam D'us, não gostam dos judeus. Não é uma coincidência; é porque somos transparentes.

Quando marido e mulher são transparentes um ao outro, eles sabem que isto é um relacionamento, uma família, um casamento. Isto é sagrado. Sagrado quer dizer: "Não chamo atenção para mim. Chamo atenção para algo maior do que eu, que pode ser percebido através de mim.'

Uma filha louvando sua mãe durante a vida ou depois de seu falecimento é muito transparente. Em tais ocasiões desejamos à Neshaná (alma) que tenha uma rápida Aliá (ascensão), de degrau em degrau e que continue tendo orgulho e prazer naquilo que fazemos em sua memória, particularmente os filhos e netos.

Que possamos em breve vivenciar a última, verdadeira e completa Redenção - que Mashiach venha e conserte o mundo, pondo fim ao exílio. Então todas as almas voltarão para a Terra em seus corpos originais e estaremos todos reunidos - todas as gerações juntas, vivendo no Céu, porém sobre a Terra.

 

 

 
   
top